Consultorias

A Parangolé tem uma equipe de consultores que presta serviços de consultoria em mobilização social (interna e externa) em relação a um grande leque de  causas públicas e sócio-ambientais.

No que tange à mobilização interna a ação é a de motivar, integrar e promover uma nova cultura entre os funcionários e colaboradores de determinada empresa ou instituição frente a seu posicionamento social. Como exemplo podemos citar o trabalho realizado com o CREA-MG nos anos de 2010 e 2011 visando sensibilizar os funcionários para maior eficiência interna e melhoria no relacionamento com os usuários, programa este denominado GESPUBLICA. Foram realizadas oficinas lúdicas e conceituais sempre com um caráter participativo utilizando de dinâmicas de grupos e intervenções teatrais. Outra experiência significativa foi desenvolvida entre os anos 2004 a 2008 com funcionários de 10 operadoras de abastecimento de água e esgoto em várias regiões do Brasil dentro do Projeto COM+ÁGUA coordenado pelo Ministério das Cidades visando a redução de perdas de água no sistema.

Em relação à mobilização externa o trabalho se desenvolve preliminarmente constituindo e capacitando uma equipe interna de mobilização social que através de oficinas de planejamento de âmbito intersetorial produz um Plano de Mobilização Social que passa a ser implementado pela instituição com ações em segmentos, bairros, municípios ou micro regiões - a depender do público alvo. Esse trabalho normalmente tem o suporte da arte mobilização (do Parangolé ou de grupos culturais locais) que é ferramenta extremamente poderosa de aglutinação e sensibilização comunitária para as grandes causas. As estratégias de mobilização social são geradas pelo próprio grupo gestor sempre procurando articular ações em 4 eixos: Comunicação, Educação, Cultura e Organização. Entre os inúmeros trabalhos empreendidos pela Parangolé podemos citar a mobilização social pelo OP - Orçamento Participativo nos municípios de Ouro Branco (2007 e 2008) e Governador Valadares (2009); a mobilização comunitária pela preservação de sub-bacias hidrográficas no Projeto Drenurbs da Prefeitura de Belo Horizonte (2007-2010) e a mobilização social em planejamento participativo com a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de BH pela UFMG e Governo do Estado (2009-2010) e a elaboração do Planejamento Regionalizado da Prefeitura de Belo Horizonte (2011-2012).

A Parangolé tem um banco de especialistas em mobilização social com formação em educação, psicologia, sociologia, assistência social e planejamento estratégico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário